A música e a história estão ligadas ao imaginário e as sensações que a criança busca por meio de novas experiências.
Quando observamos o trabalho dos contadores de histórias, notamos que quase sempre há uma música para marcar uma passagem ou descrever uma personagem.
Geralmente nossas relações com a musicalidade são breves. pois em nossa escola (tempos passados) ela não era muito privilegiada. Estou errado?
Portanto, há necessidade de nos desenvolvermos em relação ao aprender a cantar, dançar e tocar, e até mesmo de vivenciarmos os prazeres desse processo.
A sugestão de explorar as dicas e recursos dispostos nessa publicação e compor um workshop para o desenvolvimento a partir de nossas habilidades atuais.
Lembrando que competências não se constroem, elas são desenvolvidas por meio de novas situações:
a) Leitura e boas sugestões para sala de aula :
Clique no link para ler ou baixar a revista
A revista publicou um especial de música com sugestões passo a passo e por ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
O corpo é um grande instrumento musical!
Respeitar os experimentos musicais das crianças em sua comunidade, também é necessário.
Tudo fica justificado quando planejamos e sabemos o que a atividade ensina em relação aos conteúdos (Procedimentais, conceituais e atitudinais).
Clássico sempre são bem-vindos como a excelência do Grupo Palavra Cantada.
Assista aos vídeos do Palavra Cantada, veja os links no final desta página.
Ler está e outras publicações é fundamental para compormos bagagem para o trabalho com a música no ambiente escolar.
Aproveitem!
b) Vídeos da contadores de histórias:
Sugestão: Assista aos vídeos e decore as músicas, em seguida escolha um instrumento musical (pandeiro, chocalho, apito etc.) e cante em frente ao espelho.
Deixe a vergonha de lado, pois você estará sozinho mesmo!
Quando achar que ficou legal, mostre para alguém que confie e peça opinião do que pode melhorar.
A única maneira de desenvolver-se é praticando!
Sonoplastia: Os instrumentos podem ser usados para efeitos sonoros nas contações e a musicalidade pode estar até na maneira de falar.
As músicas também podem servir de fundo musical em histórias que não utilizam o texto verbal.
c) Dinâmicas:
Pratique dinâmicas que envolvam música e ensaie com os alunos os passos, inclusive em contação de histórias.
As crianças precisam ouvir várias vezes a mesma história para interiorizar as cenas. Quando contamos algo, nós vemos as cenas em nossa mente ao mesmo tempo que falamos, por isso, a criança gosta e pede para contarmos novamente, e novamente...
Neste caso, as músicas tornam o processo mais dinâmico e prazeroso.
- Exercícios de teatro:
"Tac tic tac, tic tac, po pofe"
Cante e marque o ritmo com os alunos em roda.
Após o aquecimento e aquisição da música, separe-os em duplas e solicite que um crie movimentos no ritmo da música e o outro copie.
Aumente cada grupo de duplas para trios e assim por diante, até todos realizarem o movimento que apenas um inventa.
- Dinâmica do som:
Faça um som com o corpo, por exemplo, bata com as mãos na perna e de ritmo.
O próximo da roda tem que fazer um som no mesmo ritmo mas de forma diferente da sua.
A sequencia ira formar uma banda com o mesmo ritmo e com movimento diferentes (Boca, estalar os dedos, bater o pé, roçar a roupa etc.)
- Corais:
Os corais não precisam ser sofisticados como os do vídeo, mas podem evoluir com práticas periódicas. Eles podem marcar a história e serem exibidos junto com peças ou seções de contação.
Veja este belo exemplo de coral com crianças.
D) Reuniões Pedagógicas
Sempre aprendemos em reuniões e oficinas, pois são workshops que permitem a troca e os caminhos da comunicação direta.
Mesmo que exitam os que falem que já sabiam, ou que ouviram piadas etc.
Saímos com novas possibilidades de estudo e de uso do que vimos nos momentos de troca.
Aproveitem estes momentos!
- Algumas das oficinas de contação de histórias que realizei:
Guaratinguetá - SP
Viana - ES
Mairiporã - SP
Carapebus - RJ
Vídeos com a oficina e reuniões interessantes que adorei realizar com as professores:
- Vídeos do Palavra Cantada:
Bom desenvolvimento, pois é como aprender a andar de bicicleta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário